sábado, 1 de março de 2008

4º Fórum das Águas do Rio Doce

Considerado um dos maiores eventos do Brasil na área de gestão e recursos hídricos, o Fórum das Águas do rio Doce traz novidades em sua quarta edição. Esse ano, ele acontecerá no Espírito Santo, na cidade de Linhares, entre os dias 2 e 5 de abril.
Com o tema “Do doce para o mundo”, farão parte da programação do Fórum oficinas educativas, cursos de capacitação, palestras, debates, feira, mostra de experiências e projetos. Participam anualmente 230 municípios da bacia do Rio Doce (Espírito Santo e Minas Gerais).



A novidade é que, dentre os palestrantes, estarão profissionais renomados internacionalmente, como o coordenador da Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Banco Mundial, Atem Ramsundersingh, dos EUA, e o professor e sociólogo do Instituto de Estudos sobre Desenvolvimento, Zander Navarro, da Inglaterra.
Segundo o coordenador colegiado do evento, Edmilson Teixeira, em entrevista ao Jornal Correio de Estado, a troca de experiências será ainda maior com a presença dos convidados internacionais.
Histórico
Fórum faz parte do Projeto Águas do Rio Doce, e tem como objetivo para despertar a sociedade regional para a questão das águas, além de valorizar e fortalecer o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SGRH), Organizações não Governamentais (ONGs) e instituições públicas e privadas que trabalham pelo desenvolvimento sustentável na região.
O Projeto Águas do Rio Doce, tem como parceiros a Agência Nacional de Águas (ANA), o Iema e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Também fazem parte do projeto os comitês de bacias hidrográficas estaduais que compõem a Baía do Doce, entre outras instituições.
Em 2007, ele aconteceu na cidade mineira de Ipatinga, e participaram cerca de 35 mil pessoas por dia. Esteve presente a comitiva de Moçambique, que veio buscar informações sobre o setor produtivo na gestão de recursos hídricos. Isso porque lá não existem rios interestaduais, mas sim entre países.
O fórum é gratuito, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.aguasdoriodoce.com.br.

Nenhum comentário: